English | >> Português << | По-русскиZVON > Tutorials > CSS tutorial

Conteúdos

Exemplo 1 Neste tutorial irá aprender como definir a aparência das suas páginas a partir de um documento CSS central. Case-1 e Case-2 são baseados nos mesmo documentos HTML, mas estão a usar folhas de estilo diferentes para a sua formatação. A folha de estilos é especificada pelo elemento "link". O atributo "href" indica a localização do ficheiro de estilos, o atributo "type" deve conter o valor "text/css" e o atributo "rel" deve ter o valor "stylesheet".
Exemplo 2Neste exemplo, a mesma folha de estilos é usada para formatar diferentes documentos HTML.
Exemplo 3As folhas de estilo CSS são ficheiros de texto comuns que consistem de uma ou mais regras. Cada regra inicia com um selector (nome do elemento a ser formatado) seguido por chavetas "{}". As chavetas contém propriedades de formatação individuais, que são separadas por pontos e vírgula ";". O nome da propriedade e respectivo valor são separados por dois pontos ":". Pode ver que muitas propriedades e respectivos valores são auto-explicativos.
Exemplo 4 Uma das tarefas mais comuns é a especificação de cores e por isso vamos começar com elas. Iremos utilizá-las para introduzir alguns conceitos importantes. As cores do texto são especificadas com a propriedade "color". A cor de fundo é especificada com "background-color". Se uma propriedade não for definida para determinado elemento, o seu valor é normalmente herdado do elemento dentro do qual ocorre. Se este elemento não indicar qualquer valor, então o valor por omissão do navegador é usado.
Exemplo 5 Se vários elementos partilham a mesma propriedade, esta pode ser especificada apenas num ponto. Neste caso a definição entre chavetas é precedida por uma lista de selectores (nomes de elementos) separadas por vírgulas.
Exemplo 6 Se a lista de selectores não estiver separada por vírgulas, tem um significado completamente diferente: especifica selectores contextuais. Afecta elementos que sejam iguais ao selector mencionado em último lugar se estiver dentro de elementos especificados por selectores anteriores.
Exemplo 7 Até agora, as nossas folhas de estilo continham apenas uma definição para cada elemento. Mas isto não é uma regra, o número de definições não é restricto. Os pontos e vírgula ";" entre propriedades individuais nos exemplos anteriores são apenas uma forma de abreviar esta listagem completa.
Exemplo 8 No exemplo anterior cada definição para o mesmo elemento definiam uma propriedade diferente. Se a propriedade é defenida várias vezes, a última definição é a usada.
Exemplo 11 Até agora temos usado nomes para definir cores. Existem 16 cores definidas no standard: aqua, black, blue, fuchsia, gray, green, lime, maroon, navy, olive, purple, red, silver, teal, white, e yellow (para as ver visite cores com nomes na referência CSS 1). Existem outras notações para especificar uma cor. Veja referência CSS 1 para mais detalhes. No nosso exemplo a cor "aqua" é definida usando estas notações.
Exemplo 9 Por vezes gostaríamos de distinguir entre elementos do mesmo nome. Nestes casos o atributo "class" pode ser muito útil. Nas folhas de estilo o elemento é indicado pelo seu nome, seguido por um "." e o valor do atributo "class".
Exemplo 10 Se o nome da classe não é precedida pelo nome do elemento, então todos os elementos relevantes são alterados. A definição de uma classe com o nome do elemento tem precedência sobre outro que não o tenha.
Exemplo 12As folhas de estilo CSS 1 contém várias propriedades que influenciam a forma como são mostrados caracteres individuais. O seu tamanho é determinado usando a propriedade "font-size". Este tamanho pode ser dado usando uma palavra-chave de tamanho absoluto da seguinte lista: [ xx-small | x-small | small | medium | large | x-large | xx-large ] (Case 1), usando palavras-chave de tamanho relativo [ larger | smaller ] (Case 2) ou usando (Case 3 e Case 4) unidades (e comparação de unidades individuais pode ser encontrada na referência CSS 1.
Exemplo 13 As propriedades "font-style" [normal | italic | oblique], "font-variant" [normal | small-caps], e "font-weight" [normal | bold | bolder | lighter | 100 | 200 | 300| ... | 900] especificam a forma e o negrito dos caracteres. Grandes números em "font-weight" significam caracteres mais negros, "bold" é sinónimo de "700" e "normal" é sinónimo de "400". Case 1 compara estilos e variantes, Case 2 compara pesos.
Exemplo 14 O texto pode ser sublinhado ou uma linha pode ser desenhada sobre ou através do texto. Este efeito pode ser obtido com a propriedade "text-decoration".
Exemplo 15 O alinhamento do texto pode ser indicado com a propriedade "text-align" com os valores "left" (à esquerda), "right" (à direita), "center" (centrado) e "justify" (justificado, ou seja, ambas as margens alinhadas)
Exemplo 16 Existem muitas propriedades usadas para indicar as bordas dos elementos.
Exemplo 17 Este tutorial dá uma pequena introdução ao poder das folhas de estilo. As CSS 1 oferecem muitas possibilidades e o seu poder pode ser multiplicado pelas CSS 2. Como um próximo passo para dominar CSS, recomendamos um estudo cuidadoso da nossa referência CSS 1 com muitos exemplos adicionais e propriedades não mencionadas neste material introdutório.